Jacó Lula da Silva

O deputado do campo, da cidade e dos movimentos sociais

Quem é Jacó

Mario Augusto de Almeida Neto (Jacó) nasceu em Jacobina, tem 56 anos e formação técnica em agroecologia. Nos anos 1980 e 1990, fundou e participou do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), na região de Irecê, da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA) e dos Programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Cisternas nas Escolas, possibilitando que milhares de famílias tivessem acesso a água de qualidade por meio de cisternas de captação da água da chuva. Filho de Raimundo José de Souza e Angelina Lopes Almeida, casado com Jacira Chagas de Almeida, é pai de Cainã, Ícaro e Tâmara.

Deputado de luta

Jacó elegeu-se deputado estadual em 2018, com 49.749 votos – dos quais 8.055 em Salvador, 2.897 em Porto Seguro e 2.552 em Irecê.

Suas principais bandeiras são o semiárido baiano, a agricultura rural e a defesa das minorias e movimentos sociais (trabalhadores, negros, indígenas, quilombolas, mulheres, LGBTs, antiproibicionistas, idosos etc).

Ao assumir a cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em 1º de fevereiro de 2019, incorporou o “Lula da Silva” ao seu nome, por reconhecer no ex-presidente o maior líder popular do País.

Na Alba, Jacó foi vice-líder do PT e atualmente é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública. Além disso, é membro titular das Comissões de Saúde e Saneamento; Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho; Agricultura e Política Rural; Promoção da Igualdade; e da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19.

Sebo nas Canelas

Levantamento feito pelo portal Bahia Notícias, com base em dados fornecidos pelo setor de Taquigrafia da Assembleia Legislativa da Bahia no primeiro semestre do ano de 2019, mostrou que o deputado estadual Jacó (PT) é o segundo mais participativo no plenário da Casa. O ranking geral levou em conta as sessões deliberativas: discursos, questões de ordem, pedidos de aparte e relatórios de projeto.

Jacó também foi considerado o terceiro deputado mais influente da Alba nas redes sociais. O ranking é de um estudo do LabCaos, consultoria de análise de dados.

Assista

Clique abaixo para ver o documentário Vamos Continuar e Permanecer Aqui, sobre a trajetória do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA).

Siga Jacó nas redes sociais

O deputado tem perfil nas principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), bem como um Flickr onde ficam todas as fotos registradas pela assessoria. Clique nos botões abaixo para ter acesso.


Facebook-f


Instagram


Twitter


Flickr