Morre Manoel Palma Ché, ex-prefeito do município de Cairu

Morreu nesta segunda-feira (04), em Salvador, aos 83 anos, vítima de fibrose cística, o ex-prefeito de Cairu Manoel Palma Ché, o Mané Ché. A notícia pegou a família de surpresa, já que, mesmo internado em Valença, aparentava boa saúde, afirma o sobrinho e empresário Marcos Adeodato Palma Ché. “Ele estava doente, mas ainda tínhamos esperança”. Mané Ché deixa viúva Maria das Dores Ribeiro e sete filhos, todos homens.

Descendente de família árabe que veio aportar na Bahia, o maior produtor de piaçava do Brasil, como chegou a ser considerado, Mané Ché foi prefeito de Cairu – o maior munícipio arquipélago do Brasil – duas vezes, nas décadas de 1970 e 1980.

Pouco letrado, rude no falar e nos modos de ser, na opinião da socióloga, advogada e professora Ieda Franco, Mané Ché era alguém que surpreendia ao despachar nas escadarias da Igreja do Rosário e na própria casa e estimular os filhos a estudar na capital baiana e no Rio de Janeiro. Mais importante, porém, representou o povo no poder numa época em que o partido Arena dominava o cenário nacional e o coronelismo falava mais alto, avalia. “Ele surge como candidato da oposição, o MDB, ocupa um espaço nunca ocupado por uma pessoa humilde. Estava para Cairu como Getúlio Vargas estava para o Brasil”.

Marcos Ché diz que desenvolvimento, água e energia elétrica chegaram a Cairu quando o tio ocupava a cadeira de prefeito, e que, na sua época, “ninguém passava fome”. Fernando Ribeiro, do Blog do Ro Ro, cairuense que também conviveu de perto com a figura marcante de Mané Ché, não tem dúvidas de que uma das suas maiores qualidades era poder ajudar os mais necessitados.

A Câmara Municipal de Cairu publicou uma Nota de Pesar em que lamenta o falecimento do “amigo e ex-prefeito, que tanto fez por Cairu durante seus mandatos (1977-1982 e 1989-1992). A Prefeitura, também em nota, falou de “inestimável perda” daquele que “faz parte da construção e da história do município” e decretou luto oficial de sete (7) dias. O sepultamento de Mané Ché será nesta terça-feira (05), às 10h, no Cemitério Municipal de Cairu.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter